Como trabalhar regionalização em SEO

Segmentação é um dos conceitos mais aplicados nas táticas de marketing e publicidade tradicionais. O foco dessa ideia pode ser resumido no seguinte: migrar do ambiente massificado para parcelas de clientes em potencial.

Na prática, a segmentação pode ser definida como a seleção de grupos de consumidores com perfis que estejam alinhados ao que você tem a oferecer.  Ou, mais precisamente, trata-se de escolher os clientes certos.

E dentro do SEO esse conceito está relacionado, intimamente, à regionalização, ou seja, em aplicar as estratégias on- pagee off- page para melhorar o posicionamento de acordo com a localização geográfica do internauta que está em busca do seus produtos e/ou serviços.

Dessa forma, o objetivo será aumentar a visibilidade da marca não só na web como um todo, mas nas regiões em que a empresa atende. Essa abordagem pode ser a mais certeira para marcas que são capazes de atuar dentro de um determinado raio de sua localização física.

Utilize uma extensão de domínio local

O primeiro passo para começar a trabalhar a regionalização no SEO de um site ou e-commerce é escolher um domínio com extensão local. Ok, pode parecer uma dica boba, mas o fato é que muitos empreendedores ignoram a importância do .br ao final do endereço do site.

Como muitas marcas utilizam expressões ou nomes estrangeiros, a ausência do .br pode “confundir” os motores de busca e excluir o site do devido posicionamento em seu país de atuação.

Indo além: segmentando por estado ou cidade

Já temos uma extensão com domínio local. Mas isso é só início. Para aplicar, de fato, a regionalização no SEO é preciso fazer a segmentação por estado ou cidade, por meio de palavras-chave.

A melhor forma de se fazer isso é implementando conteúdo otimizado com termos como “seguro de carro rj”, para uma seguradora, por exemplo. Além disso, é importante trabalhar focado em outros termos que o internauta pode utilizar para a busca de um determinado produto ou serviço. Seguindo o exemplo acima mencionado, poderíamos trabalhar também com “seguro automóvel rj” ou mesmo “seguro automóvel Parati” – segmentando por cidade.

A importância das ferramentas de geolocalização

De nada adianta trabalhar com termos locais se a sua empresa não estiver visível no Google Maps. Quando se trata de SEO regional a melhoria do ranqueamento também depende da presença no Maps e no Google Meu Negócio.  Por isso, não esqueça de fazer a sua página nesse último!

É essa integração que irá gerar possibilidades de alcançar ótimas colocações na primeira página, já que o buscador também prioriza o fornecimento do endereço completo da loja ou empresa que o internauta procura.

Ainda dentro dessa tática é importante incluir sua empresa em listas de endereços como Guia Mais, TeleListas, iLocal para aumentar as possibilidades de angariar comentários e avaliações de internautas em buscas regionais.

Mobile SEO

Segundo pesquisa do Google, 40% das buscas móveis são com intenção local. Tal estatística só demonstra a importância de trabalhar a otimização para dispositivos móveis com o objetivo de aplicar uma estratégia realmente eficaz de SEO Regional.

E nesse cenário surgiu um jogo de sílabas curioso, que tem se tornado quase um mantra para os especialistas de SEO: SoLoMo. O significado? Social+Local+Móvel.

Trata-se de uma fusão de conceitos que visa otimizar a experiência do usuário de tablets, celulares, smartphones e outros dispositivos móveis.

Mas, por onde começar? O primeiro passo é tornar o site responsivo, ou seja, adequado para visualização em celulares, tablets e smartphones. Também é aconselhável usar detecção de User Agent de forma dinâmica, inserindo sumário para o conteúdo e redesenhando o layout do site para telas de aparelhos mobile.

Pode-se dizer, portanto, que os resultados no SEO Regional podem ser observados em um curto período de tempo, já que a concorrência de termos chave é, na maioria das vezes, menor.  Isso porque você não estará competindo com as outras marcas do país, mas somente com os concorrentes diretos do seu estado ou cidade. Em uma analogia simples: é bem mais fácil se tornar o peixe maior em uma lagoa pequena, do que no mar. Comece agora a pensar nas suas estratégias de regionalização.

Fonte: E-commerce Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s