Como diminuir a taxa de abandono de carrinhos no e-commerce

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Apesar de todos os esforços aplicados ao seu e-commerce para aumentar a conversão de pedidos – incluindo estratégias como otimização de landing pages, campanhas de marketing, precificação, conteúdo, entre tantas outras – em torno de 63% dos carrinhos são abandonados no e-commerce.

Esse dado, da empresa de análise de dados Fireclick, aponta que pelo menos 6 de 10 pessoas que já estão na fase final de fechamento de pedido no e-commerce desistem da compra.

De acordo com a Forrester Research, as principais causas apontadas por usuários para o abandono de carrinhos de compra em lojas virtuais são:

  • 44% dizem que os custos de frete são muito altos
  • 41% ainda não estavam prontos para comprar os produtos
  • 27% queriam comparar preços
  • 25% concluíram que o preço era maior do que estimaram
  • 24% queriam guardar a compra para outro momento

Outro estudo, da Wordplay, demonstra algo similar: a maior parte dos usuários abandona o carrinho de compras porque acaba encontrando custos extras inesperados, preços melhores ou porque ainda estava em uma fase de pesquisa sobre o produto.

Seguem algumas estratégias para aumentar a sua taxa de conversão do carrinho de compras, diminuindo o abandono:

  • Frete gratuito: considerando que frete tem um custo alto e nem sempre é possível oferecer gratuitamente, uma boa estratégia é aproveitar esse desejo dos clientes como uma oportunidade para aumentar seu faturamento. Caso você tenha uma média por pedido de R$180,00 e queira aumentar esse nível, considere oferecer frete gratuito para quem fazer pedidos de pelo menos R$200,00, por exemplo;
  • E-mails de remarketing: use os e-mails a seu favor. Identifique quais clientes abandonaram o carrinho de compras e envie um e-mail com um resumo do pedido abandonado, oferecendo frete gratuito ou outras vantagens. Esses usuários são fortes potenciais clientes pois já conheceram seu e-commerce, seus produtos e chegaram até a fase final de um pedido;
  • Campanhas de remarketing (search e display): como grande parte dos usuários que abandonam o carrinho de compras o fazem porque ainda não estão preparados para comprar ou estão pesquisando preços, é fundamental que você continue no radar deles o máximo que puder. Considere criar campanhas de remarketing, principalmente em mecanismos de busca, pois são grandes as chances de seu cliente em potencial continuar procurando por lá. Você pode apresentar o mesmo produto pelo qual ele se interessou com algum diferencial (como desconto, frete gratuito, item extra etc).

O entendimento dos motivos que levam seu cliente a abandonar o carrinho é o primeiro passo para o sucesso no aumento de conversões.

Apresentamos aqui médias mundiais, mas uma análise mais aprofundada do que ocorre especificamente em seu e-commerce é fundamental para criar estratégias adequadas ao seu negócio.

Boas vendas!

Fonte: E-commerce Brasil

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