8 etapas para construir um conteúdo de sucesso

Content-Marketing-Three-Core-Strategies

Não existe uma fórmula mágica para que seu conteúdo de sucesso te dê o retorno esperado. O que funciona é seguir um processo lógico, organizado, que te norteia para a escolha da melhor forma de passar a mensagem.

A essência do Content Marketing é concentrar-se na criação de algo que seja realmente interessante para seu público, informando algo, entretendo e, sempre que possível, educando.

Mas, como escrever algo que prenda a atenção deste público em meio a tantas informações disponíveis?

Conheça agora 8 dicas essenciais que farão o seu conteúdo ser referência no mercado em que atua:

1) Defina o tamanho do texto

Seu texto é um post para o Facebook? Um artigo para blog? Uma noticia para site? Você, tendo a consciência do tamanho de seu texto, poderá incluir ou não mais detalhes. Se o texto for curto, o ideal é ir direto ao ponto (qual mensagem deseja transmitir). Se for longo, o processo de pesquisa para incluir mais informações é outro e a linguagem também é outra. Este é o primeiro passo.

2) Formate e estruture suas ideias

Definido o objetivo da mensagem, coloque no papel todas as ideias que tiver. Pesquise sites do assunto, busque curiosidades fora dele também, mas que atenda ao público-alvo.

Exemplo: se você é uma imobiliária que deseja informar que existem empreendimentos que necessitam de investidores, pense em quais campos este investidor está inserido:

  • O que ele gosta de fazer nas horas vagas?
  • Quais páginas nas redes sociais eles curtem?
  • Quais marcas são fieis?

A partir destas informações, pesquise campanhas relacionadas e verifique qual a linguagem, como se comunicam, quais são os assuntos abordados. Em conteúdo, é muito importante “sair da caixa” para divulgar sempre novas ideias e assuntos que fazem parte do dia a dia de seu público, não só necessariamente o que você vende.

3) Faça a rede semântica

Este é um excelente norte para qualquer texto. Se você for escrever sobre “redes sociais”, por exemplo, faça uma lista de palavras que compõe este assunto:

  • Conexão
  • Curtir
  • Compartilhar
  • Audiência
  • Acessar
  • Velocidade
  • Agilidade
  • Conteúdo
  • Interação

Pense no máximo possível de palavras que se encaixam no tema que vai escrever. Se tiver em mãos esta lista, a construção das frases ficará muito mais fácil, principalmente para as chamadas criativas.

4) Pesquisa, pesquise, pesquise…

A etapa “pesquisa” é, sem dúvida, a mais importante. É a partir dai que as ideias surgem. Para cada palavra de sua rede semântica, pesquise: campanhas realizadas, blogs que escrevem a respeito, grupos fechados sobre o assunto, imagens relacionadas. Quanto mais informação você estiver munido, melhor seu texto ficará e mais fácil será para desenvolvê-lo.

5) Parágrafos curtos

Com tanta informação disponível, se você elaborar seu texto com longos parágrafos, a possibilidade de desistência no meio de seu conteúdo de sucesso será muito maior. Estamos lidando com pessoas conectadas 24h por dia, com velocidade absurda de milhões de informações e você necessita passar sua mensagem de forma rápida e clara.

Faça parágrafos curtos, bem definidos e “limpos” – fundamental parawebwriting.

6) Linguagem simples

Principalmente quando somos experts no assunto abordado, temos tendência a incluir vocabulário técnico no conteúdo. Pensando a “grosso modo”, seu público-alvo saberá do que você está falando.

Mas, com a internet, é fato que sua mensagem chegará ainda mais além do público que está acostumado com sua empresa. Se você é uma empresa de comunicação, divulga um post “O método perfeito para fazer sua análise swot” e um seguidor ou cliente compartilha esta informação, os amigos desta pessoa, inevitavelmente, vão ver a postagem.

Óbvio que vai interessar para aquela pessoa que realmente está por dentro do assunto. Mas, se o titulo fosse: “O método perfeito para analisar o ambiente interno e externo de sua empresa” a audiência seria, com certeza, maior.

Lembre-se que o foco aqui é o digital, que tem como característica a velocidade da informação, ou seja, preferência com linguagem mais simples possível, pois a maioria dos internautas não gostam de ler textos longos e com palavras difíceis na internet. Procure focar nos sinônimos destas palavras e, principalmente, nos benefícios.

7) Você é um solucionador de problemas

O principal objetivo sempre é aniquilar um problema. Focar na dor de seu público, nos problemas que eles enfrentam durante o dia e propor soluções, é sucesso imediato. Por isso, inclua sempre em seu cronograma de conteúdo de sucesso este assunto, para todos os produtos e serviços de sua empresa.

8) Todo mundo é curioso

Trabalhe de maneira eficiente as curiosidades sobre a essência de sua empresa e sobre os costumes, preferências e hábitos de seus consumidores. Qualquer assunto, seja ele qual for, tem suas peculiaridades, histórias interessantes e desconhecidas. Conte algo instigante, envolva o leitor para que ele descubra, no final do texto, o grande objetivo da mensagem.

Como dissemos no inicio, estas 8 dicas servem para nortear a construção de seu conteúdo. Não existem regras definidas. Mas processos são sempre importantes para organizar as ideias e ajudar na estrutura de seu texto.

Fonte: Vitamina Publicitária

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