Produto encalhado no estoque da sua loja virtual? Tem solução!

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Assim como as lojas físicas, espalhadas por aí nas ruas e shoppings, a maioria dos e-commerces também possuem estoques. Justamente por isso, existe a necessidade de um investimento inicial não tão pequeno para garantir a compra dos itens que serão vendidos no ambiente on-line. E daí, surge uma segunda necessidade quase que imediatamente. Você precisa vender os produtos do seu estoque para fazer sua empresa girar. Se esse fluxo seguir, seu negócio estará muito mais próximo de ser economicamente saudável. Mas, e quando alguns produtos não contribuem para a movimentação financeira?

É comum que um comerciante se empolgue com a boa venda de alguns produtos em seu e-commerce e deixe de prestar atenção naqueles que seguem parados no estoque. Comum, mas nem por isso correto. É preciso checar há quanto tempo um item se encontra nas “prateleiras”. Você confere regularmente os relatórios de saída de mercadorias? Aliás, sua empresa emite relatórios quinzenais ou mensais que mostram como cada produto tem se comportado frente às vendas? Ter total conhecimento de como anda seu depósito é essencial para evitar a perda de itens comercializáveis e planejar estratégias de desencalhe.

Antes de qualquer coisa, se você trabalha com produtos com prazo de validade determinado, como suplementos alimentares, fique atento ao vencimento. Afinal, é inaceitável levar prejuízo porque um produto estragou no estoque. Faça promoções, baixe preços e anuncie a oferta. Ainda que seja preciso igualar o preço de venda àquele pago para adquirir o item, é melhor do que arcar com o prejuízo.

Se sua loja opera com bens não perecíveis, ainda é preciso verificar como anda o estado de conservação. Veja se a armazenagem dos objetos é segura para a manutenção da qualidade. Caso algum produto tenha sido esquecido e agora apresente embalagem desgastada ou uma peça de roupa esteja suja com poeira, por exemplo, não leve para comercialização – nem sob ofertas. Mantenha a qualidade do seu e-commerce, mesmo diante do prejuízo. Acredite, é preferível assumir essa perda à lidar com a insatisfação do cliente.  Ainda que o consumidor não solicite a troca, provavelmente não voltará a comprar em sua loja e, pior, fará propaganda negativa.

Hora de colocar os produtos em boas condições para andar. Analise e-commerces concorrentes e confira se o seu preço é competitivo. Ainda que ele fosse competitivo na época da aquisição, a concorrência pode ter baixado o preço, fazendo com que que sua oferta não seja mais satisfatória para o cliente. Lembre-se que ignorar o trabalho realizado pela concorrência é inadmissível no cenário online. Aqui, não existem barreiras geográficas que justifiquem grandes oscilações de preço.

Agora, se o problema for realmente falta de interesse do consumidor pelo perfil do produto oferecido, arme estratégias de venda. Ofereça descontos, condições diferenciadas de pagamento e coloque o produto como chamariz da página principal. As estratégias de marketing digital estão aí para ajudar nesses desafios, aposte em e-mail marketing, mídias sociais e links patrocinados para fazer seu estoque girar.

Outra alternativa que pode ser vantajosa para você e para o seu cliente é a oferta de descontos em compras combinadas. Assim que seu cliente colocar algum produto – que tenha relação com o encalhado – no carrinho de compras, programe sua página para que apareça a oferta de compra combinada com um preço reduzido. Ou mantenha o item “problemático” como produto relacionado (na parte lateral ou inferior da página) e com desconto.

Tenha em mente que não basta reduzir o preço para liberar um produto do seu estoque. O desafio é maior… É preciso criar o desejo de compra por algo que não tem despertado o interesse de seus clientes. Para não cair nessas armadilhas, controle com precisão o andamento do seu estoque e assim garanta compras de estoque mais inteligentes. Não comprometa a rentabilidade do seu negócio por falta de planejamento.

Fonte: E-commerce Brasil

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