6 passos estratégicos para marcas na mídia social

socialmedia_cubo

Mais do que uma forma divertida de engajar usuários, a social media pode ser uma arma muito poderosa de marketing. Só que a maioria das empresas erra ao desenvolver um plano para esse ambiente.

Como qualquer outra estratégia de marketing, a mídia social inclui muitos elementos de praxe, como pesquisas para segmentar o público e descobrir o que consomem. Também é importante identificar as forças e as fraquezas da marca. Uma vez que você realizou essas buscas, é hora de começar a delinear estratégias e a traçar seu plano. Leia seis passos para definir seu plano de marketing na social media:

1) Tenha um gerente de social media
Com tantas atividades que envolvem um negócio bem-sucedido, a mídia social corre risco de ser deixada de lado. Antes de embarcar em uma campanha em social, é bom ter uma ou mais pessoas para serem responsáveis pelo monitoramento e publicação de conteúdo.

Desta forma, você garante que o conteúdo seja postado com regularidade e dê respostas a comentários e feedback. O staff deve monitorar as páginas da rede social 24hrs por dia, tarefa que pode ser facilmente cumprida por meio de alertas de e-mail e apps mobile.

2) Crie páginas patrocinadas
Determine quais redes sociais você quer usar. PMEs devem considerar pelo menos Facebook, Twitter e Google+. Em certos casos, incluir LinkedIn, Pinterest e Houzz também é pertinente. É importante definir a mesma identidade visual para todas as plataformas. As páginas do Facebook, por exemplo, oferecem elementos que podem ser incorporados para gerar impacto, como:

– Cores e fotos;
– Integração das fotos de perfil e de capa;
– Chamadas para ação;
– Indicação de como pessoas podem ligar ou contatar a empresa.

3) Desenvolva um calendário de planejamento
Deve ser criado a cada mês com os seguintes pontos:
– Húmeros de posts por semana;
– Horários que os posts serão feitos;
– Identificação do conteúdo para cada post.

4) Gere conteúdo engajador
Coloque-se no lugar do consumidor. Que tipo de informação eles gostariam de compartilhar? Veja algumas ideias de conteúdo:

– Dicas semanais e conselhos;
– Posts bem-humorados (e de bom gosto);
– Destacar e reconhecer os consumidores;
– Interação com perguntas que as pessoas responderão;
– Fotos e vídeos;
– Cupons e concursos;
– Amostras de produtos;
– Vídeos de “como fazer”;
– Vendas e eventos especiais.

5) Monitore respostas e rastreie resultados
Todo feedback precisa ser respondido. Se alguém elogia o produto, agradeça. Se são reclamações ou dúvidas, esclareça. É importante ter agilidade para responder aos comentários do público.

Tenha um bom sistema de rastreamento para que obtenha insights sobre o comportamento dos consumidores.

6) Use dados para entender o comportamento e reações do consumidor em relação aos seus produtos e serviços
Não tenha medo de pedir a opinião de seus seguidores, pois isso ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Além disso, a ajuda a desenvolver um relacionamento com os consumidores.

Fonte: Proxxima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s